Nos dias de hoje, passamos por um momento onde o desenvolvimento crescente das tecnologias de comunicação e informação estão se ampliando de uma forma consideravel, influenciando assim as propostas destinadas a educação.
Através das novas tecnologias as pessoas tem acesso a vários tipos de informação através de uma nova forma de cultura e de se transmitir conhecimentos, porém a acessibilidade as novas tecnologias ainda continua restrita as classes menos favorecidadas.
Atualmente estamos presenciando momentos de mudanças na área tecnologica como: a introdução dos computadores à sociedade, ainda que no incio como algo traumatizante, a microinformática que constituiu-se na segunda fase do recente desenvolvimento tecnológico e a implantação das redes, conectanto computadores em tempo real, assim como a mudança da TV sedimentada para a TV interativa.
A internet passa a fazer parte da vida das pessoas e se dispõe como importante elemento de conexão entre equipamentos, introduzindo novas formas de trazer conhecimento e cultura.
Dessa forma a tecnologia da informação passou a influenciar o sistema educacional, onde sao implantadas nas escolas novos meios de informações tecnologicas, com o intuito de introduzir às crianças o acesso à essas novas tecnologias, chegando as escolas toda essa inovação tecnologicas, deparam-se com professores sem preparação e conhecimento para lidar com toda essa informação.
Portanto, gasta-se milhões para a implantação de toda essa teconoligia e não se dá a formãção necessária para os profissionais que trabalham na escola poder acessá-las, impossibilitando assim a inserção dos alunos de foma adequada a esses novos meios de comunicação e informação.
A educação tem como objetivo principal a cidadania e a preparação para o trabalho, possibilitar aos alunos novos processos de aquisição e construção de conhecimento seria de extrema importancia a ele, mas no entanto apenas introduzir essas tecnologias nas escolas não é garantia de transformação.
Torna-se necessário que o governo envista também na formação de pessoas habilitadas que saibam lidar como as máquinas e transmitir os conhecimentos aos alunos, investindo em recursos destinados a manutenção e concerto desses equipamentos sendo preciso destinar recursos a educação, para que a escola possa possibilitar o acesso a essas novas tecnologias a serviço da produção de conhecimento e de cultura, trazendo a cidadania à sociedade.
Um comentário:
O editorial de vocês ficou bom, traz uma síntese das idéias do texto de Nelson Pretto e também o posicionamento de vocês acerca destas idéias. Só fiquei em dúvida lá no final quando vocês escrevem assim: "...sendo preciso destinar recursos a educação sem se preocupar como serão utilizados". Como assim? Deve-se investir em educação sem saber no que está sendo investido? Ficou bem confuso!
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