domingo, 4 de maio de 2008

ESTUDO DIRIGIDO

VELHO PARADIGMA
Professor aquele que sabe; Aluno receptor passivo; Sala de aula: um local silêncioso, um ambiente de escuta e recepção; Tecnologia: ameaça para o homem, fora do contexto educacional; Escola desvinculada da sociedade, comunica-se com as famílias quando necessário e não participa dos problemas do bairro e dos acontecimentos da comunidade.
NOVO PARADIMA
Professor é orientador do estudo; Aluno agente da parendizagem; sala de aula: ambiente de cosntrução de conhecimentos, partilhado por todos; Tecnologia está incluida no contexto, como mais um instrumento de aprendizagem; Escola espaço aperto e conectado com o mundo.
O professor não é mais o centro das atenções , '' aquele que sabe tudo'' , é o mediador entre o conhecimento e o aluno, nao é mais necessário que saiba tudo, pois na era da informação isso torna-se impossível. O bom mesmo é que o professor também se fascine, interessando-se junto com o aluno pela pesquisa e plo novo, dessa forma o professor se aproxima cada vez mais dos launos, possibilitando a construção de relações afetiva mais verdadeiras.
EXPERIÊNCIAS DO VELHO PARADIGMA
Sala de alula; um ambiente e recepção; a sala de aula devia ser um ambiente silêncioso, sem conversas paralelas, troca de experiências, pois a escola era um lugar onde nós iamos para aprender.
A experiência passa do professor para o aluno: o professor nos transmitia o conhecimento que ele sabia, aprendeu, pesquisou e somente aquilo, o o assunto nao era aberto para discussões e debates, sendo que nós alunos tinhamos o dever e a obrigação de estudar e aprender aquilo que era ensinado.
EXEMPLOS DO NOVO PARADIGMA
Exemplos que podemos comparar com o novo paradigma são os mais atuais onde os conteúdos curriculares atendem uma estrutura flexível e aberta, dessa forma nós podemos através de pesquisas e dos trabalhos acadêmicos, traçar nossos próprios caminhos e objtivos, pesquisando assuntos do nosso interesse aberto para discussões e debates, outro exemplo que podemos informar é o acesso a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem; utilizados pelos professores e alunos, é possível a troca de experiências e conhecimentos.
O professor pode utilizar a informática para trabalhar a responsabilidade, liberdade e autonomia, através da transmissão de conhecimento, do debate, as crianças vão produzindo, inovando a tecnologia com o propósito de formar cidadões criticos e conscientes, adquirindo uma nova visão de mundo.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Muito bom, percebi que refletiram
sobre o texto, porém, na questão 4, faltou vocês citarem os exemplos de professores que já tiveram ou já conheceram e que atuam(atuavam) no velho e no novo paradigma.

Como estamos falando de um novo paradigma, focado no aluno, na pesquisa, na interação do professor com o aluno, então, é preciso cuidar ao falar da "transmissão de conhecimento", como vocês colocam na questão 5, pois o professor que pretende atuar no novo paradigma, deve ter claro que ele pode orientar, auxiliar o aluno, discutir com o aluno, mas não pode "transmitir" conhecimentos ao aluno, pois o conhecimento não é algo que pode ser "ingerido", é algo que precisa ser compreendido, analisado, problematizado.

Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.